Porque devemos diminuir o consumo de produtos animais? [Parte 1]

2021-04-04 · Vasco Grilo

Porque devemos diminuir o consumo de produtos animais? Vasco Grilo expõe-nos, num estilo socrático, 10 bons motivos.

O livro 30 Non-Vegan Excuses & How to Respond to Them de Ed Winters, cujo download legal e gratuito pode ser feito aqui, convida-nos a refletir sobre os argumentos que frequentemente utilizamos para justificar o consumo de produtos animais. Este é o primeiro duma série de 3 textos que, num estilo socrático, sintetiza/traduz as ideias do livro.

1) Podemos gostar muito de animais e comê-los?

Será que podemos realmente gostar muito de animais se pagamos para que lhes façam mal?

2) Comer produtos animais é a nossa escolha pessoal

Ao fazermos esta pergunta, que outro ponto de vista estamos a considerar senão o nosso? Se fizermos a escolha pessoal de abusar de um cão, será isso moralmente justificável? Não devemos também considerar a escolha pessoal de um animal que deseja evitar sofrimento?

3) Gosto do sabor e não conseguiria deixar de comer produtos animais

Não precisaremos mais do que apenas prazer sensorial para justificar moralmente uma ação? Será moralmente justificável matar um cão por gostarmos do seu sabor? O que haverá no facto de ser humano que signifique que a vida de um animal é inferior às nossas preferências gustativas? Será aceitável infligir dor, sofrimento e morte a um animal que deseja evitar dor, sofrimento e morte? Se detestamos ser explorados e mortos, não será hipócrita explorar e matar outros animais, especialmente, tendo em conta que uma alimentação com mais produtos de origem vegetal também é mais sustentável e saudável?

4) Há animais que comem outros animais

Uma vez que alguns animais selvagens também matam outros animais, será homicídio moralmente justificável? Fará sentido basear a nossa moralidade nas ações de animais selvagens necessárias à sua sobrevivência? Não será irónico considerarmo-nos superiores a animais, mas justificarmos as nossas escolhas com base nas suas ações?

5) Precisamos de comer animais por motivos nutricionais

Como explicar que a The American Dietetic Association e a British Dietetic Association, os maiores grupos de nutricionistas dos respetivos países, afirmem que uma dieta vegana é nutricionalmente adequada durante todas as fases da vida, incluindo gravidez? Será o consumo de produtos animais assim tão saudável, estando envolvido em 15 das principais causas de morte? [1]

6) Comer animais faz parte das nossas tradições e cultura

Será que a longevidade de algo justifica a sua continuação e existência? Sem mudança, como poderá haver evolução ou adaptação? Será a mutilação genital feminina moralmente justificável em algumas culturas por estar enraizada nas suas tradições há séculos? Visto que o Festival de Yulin é um evento tradicional em que milhares de cães e gatos são mortos e comidos, será correto matar cães e gatos?

7) Os nossos antepassados comiam animais, e evoluímos a comer animais

Por ter havido um tempo em que os nossos antepassados tratavam as mulheres como sendo inferiores a homens, será hoje moralmente aceitável tratar as mulheres como sendo inferiores a homens? A escravatura participou na construção das bases da nossa sociedade, tal como comer animais nos ajudou a sobreviver períodos de escassez de comida, mas será a escravatura moralmente justificável?

8) Se parássemos de comer animais, estes seriam libertados em massa, e a indústria alimentar colapsaria, o que causaria caos

Será realista assumir que, de um dia para o outro, a Humanidade deixe de comer animais? Não será a transição gradual, com a diminuição da procura a levar à redução da oferta?

9) Direitos Humanos são mais importantes

Não será estranho que tenhamos comida suficiente para alimentar dezenas de milhares de milhões de animais terrestres todos os anos, enquanto que centenas de milhões de pessoas vivem num estado de fome? Como é que a existência de conflitos no Médio Oriente ou pessoas sem-abrigo justifica que paguemos para matar um animal? Haverá alguma incompatibilidade entre apoiar os Direitos Humanos e prevenir o sofrimento de animais?

10) As plantas sentem dor

Assumindo que as plantas sentem dor, o que dizer sobre a pecuária ser responsável por 90 % da desflorestação da Amazónia, ou sobre a ineficiência da produção de produtos animais, que essencialmente implica o desperdício de plantas?

Referências

[1] How Not To Die: The Role of Diet in Preventing, Arresting, and Reversing Our Top 15 Killers

Queres saber mais sobre os benefícios de uma alimentação à base de produtos vegetais?

Estou convencido de que devo diminuir significativamente o consumo de produtos animais. E agora?

Ao longo do ano, a organização ”Veganuary” incentiva e apoia pessoas e empresas a adotar uma alimentação à base de produtos vegetais por forma a proteger o meio ambiente, prevenir o sofrimento animal, e melhorar a saúde. O seu site inclui recursos sobre receitas (pequeno-almoço, almoço, jantar, snacks e doces), guias de alimentação (getting started, dicas de nutrição, restaurantes e compras) e formas de nos envolvermos com o movimento.

Notas: este artigo baseia-se no livro 30 Non-Vegan Excuses & How to Respond to Them, e tenta manter o espírito das ideias do seu autor, Ed Winters. Todas as eventuais imprecisões da adaptação, interpretação e tradução são da minha inteira responsabilidade.

Para avaliar o impacto deste artigo, agradecíamos que preenchesses este questionário (não demora mais do que 1 minuto).