Notícias e Iniciativas

Estudantes e Docentes do IST Promovem Workshop de Alimentação Sustentável

Estudantes e docentes do IST uniram-se para promover uma alimentação mais sustentável e saudável no campus, organizando um workshop aberto à comunidade.

Nova UC criada por alunos do AmbientalIST!

Na passada segunda-feira, dia 27 de fevereiro, foi apresentada em Assembleia de Escola a nova disciplina “Crise Climática e Transição Justa” – a primeira unidade curricular desenvolvida em colaboração com alunos do IST!

Autonomia Energética nos Campi do Instituto Superior Técnico

Neste debate discute-se como é que as universidades se poderão tornar neutras em energia e carbono.

Estratégia nacional de adaptação às alterações climáticas

O investigador Tiago Melo Cartaxo fala-nos sobre a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas e a declaração de emergência climática.

Baterias de ião-lítio: Consequências ambientais e vantagens tecnológicas

Neste debate são discutidas as implicações da implementação crescente das tecnologias envolvendo as baterias de ião-lítio, desde os impactos sociais até aos impactos nos ecossistemas.

Permacultura

O investigador e biólogo David Avelar fala-nos neste vídeo sobre permacultura.

Transição Energética Após a Pandemia

Neste webinar o Prof. João Peças fala-nos da transição energética e que oportunidades e obstáculos surgiram com a pandemia Covid-19.

Restaurar ambientes selvagens: Portugal goes wild

Neste webinar falamos com Pedro Prata, líder de equipa da Rewilding Portugal, uma organização focada na criação e conservação de espaços com vida selvagem próspera.

Eficiência energética, economia circular e sustentabilidade ambiental

Neste webinar Miguel Leitão fala-nos de temas como a gestão de energia renovável, passando pela sua produção, armazenamento e consumo.

A importância dos dados na investigação climática

O investigador Ricardo Deus fala-nos neste webinar sobre a obtenção, tratamento e gestão de dados climáticos em Portugal.

Decisão Política no Contexto das Alterações Climáticas

O professor e investigador Filipe Duarte Santos fala-nos neste webinar sobre a importante relação entre a ciência e a política climática.