Neste debate, que contou com a moderação da Dra. Fernanda Margarido, professora no IST e investigadora no IN+, o painel discute as implicações da implementação crescente das tecnologias envolvendo as baterias de ião-lítio. Com a presença do Dr. Rui Costa Neto, investigador no IN+/IST e professor na ULHT e no ISEL, do biólogo Nuno Forner, diretor de política na associação ambientalista Zero e Pedro S. Santos, coordenador do grupo de trabalho sobre a exploração de recursos minerais da Quercus, abordam-se questões desde os impactos sociais nas populações que vivem nas zonas envolventes até aos impactos nos ecossistemas, alguns deles bastante próximos de zonas protegidas.
Será que as empresas garantem indemnizações que cubram as alterações que provocam no meio ambiente e efetuam estudos ambientais adequados antes de procederem à exploração? Como é o processo de decisão atualmente, envolve ou não a população local, nomeadamente as Câmaras Municipais?
Com a transição energética no horizonte e consequente necessidade de descarbonização da mobilidade, será esta a solução para todos os nossos problemas ou teremos de diversificar a nossa matriz energética e mudar o paradigma atual?
Todas estas questões são discutidas por este painel versado neste tema, o qual é cada vez mais falado na nossa sociedade, dada a sua pertinência no cenário atual.
Se este tema também te suscita interesse e pretendes ver estas perguntas respondidas, assiste ao debate no nosso facebook.