IST participa no workshop “Mural do Clima”

2024-05-25 · Constança Fernandes

“Não é com bonitos discursos que vamos chegar a 2050 neutros em carbono…”

Fonte da foto de capa: Site do Mural do Clima

No dia 23 de Abril, mais de 50 membros do Instituto Superior Técnico (IST) juntaram-se na grande sala espaço 24 para participarem no workshop “Mural do Clima”. Este workshop, organizado pela Associação ZERO, no âmbito do projeto European Climate Pact, juntamente com a Associação Transitar e o centro de investigação IST MARETEC, procurou consciencializar os participantes para as alterações climáticas.

O evento foi dividido em duas partes: um debate aberto e o workshop “Mural do Clima”.

No debate, estiveram presentes Pedro Barata da Associação Zero, Martim Grange da Transitar, Prof. Tiago Domingos, coordenador do MARETEC e do ISTAmbiente, António Pereira, embaixador do European Climate Pact, Miguel Amado, vice-presidente do IST, e António Vicente, representante da Comissão Europeia. Este debate, moderado por Rita Prates da Associação Zero, procurava responder à pergunta: “Conhecimento das alterações climáticas: deve fazer parte do ensino superior?”.

Durante o debate, várias vozes se destacaram, refletindo o papel do conhecimento climático no ensino superior. Como destacado por António Vicente e Martim Grange, “acelerar mais estas conversas” é essencial para enfrentar os desafios climáticos. António ressaltou a importância da participação cívica, incentivando à participação nas eleições europeias.

Por outro lado, António Pereira afirmou que “estes conhecimentos deveriam vir bem de trás. Nesta fase [os alunos] deveriam estar concentrados em estudar as suas áreas de interesse com estes principios”. António ressaltou ainda a importância de uma mudança de mentalidade, afirmando que “não é com bonitos discursos que vamos chegar a 2050 neutros em carbono, é no dia a dia preocuparmo-nos em fazer as coisas de forma sustentável”.

Além disso, Miguel Amado apresentou propostas concretas para promover a sustentabilidade no campus do IST, como a criação de uma vice-presidência específica para a sustentabilidade e a implementação de um plano abrangente que inclua a cobertura dos edifícios com painéis solares, a renovação das áreas verdes e o investimento na criação de um parque de estacionamento subterrâneo.

Tiago Domingos destacou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios ambientais, enfatizando que “o ambiente e a sustentabilidade são questões transversais que são melhor tratadas juntando as capacidades e valências de múltiplas áreas do que simplesmente transformar-se em mais uma área de especialização”.

Por fim, Rita Prates terminou o debate observando que “[os alunos] saem do IST sem saber nada, mas com capacidade para aprender tudo”.

Debate Aberto
Fonte: equipa do “Mural do Clima”

De seguida, deu-se início ao workshop “Mural do Clima”. Este é baseado no trabalho das Nações Unidas e foi criado pelo professor e engenheiro francês Cédric Ringenbach, que criou a associação Fresque du Climat no final de 2018, com o objetivo de sensibilizar e aumentar o entendimento sobre as causas e consequências das alterações climáticas e a sua natureza sistémica e incentivar à ação. Cédric pretende que o maior número de pessoas possível no mundo participe neste workshop, tendo alcançado 1,6 milhões de participantes em 2024.

No IST, a task force foi constituída por instrutores e facilitadores, estes com qualquer perfil e formação (alunos, funcionários, docentes…), que apoiaram o evento através da formação dos participantes no mesmo, com apoio de formadores.

Participantes no workshop “Mural do Clima”
Fonte: equipa do “Mural do Clima”

Este workshop esteve dividido em 3 partes.

Na primeira, de reflexão e ligação das cartas, um grupo de jogadores colabora para encontrar as relações de causa efeito entre 42 cartas, criando um “fresko” ou mural, ao longo de 90 minutos.

De seguida, na etapa de criatividade e expressão, procurou-se a assimilação e coesão entre os participantes, face ao resultado das relações entre as cartas.

Nos últimos 60 minutos, existiu uma partilha de emoções e discussão sobre as soluções para enfrentar a crise climática.

Um exemplar de um “Climate Fresk”
Fonte: equipa do “Mural do Clima”

O workshop “Mural do Clima” no IST mostrou ser um testemunho do poder da colaboração e do envolvimento da comunidade na busca por soluções para os desafios ambientais que enfrenta.

[1] Mural do Clima [Acedido a 8 de abril de 2024]

[2] Climate Fresk [Acedido a 8 de abril de 2024]

[3] Associação Zero [Acedido a 8 de abril de 2024]

[4] Transitar [Acedido a 8 de abril de 2024]